sábado, 18 de junho de 2011

Elementos da Comunicação – Parte 1


Até o presente momento no nosso blog vimos uma abordagem da comunicação interna nas organizações de uma forma um pouco subjetiva, então notamos a importância de falarmos de alguns elementos da comunicação, muito comentados em diversas postagens, mas sem exemplificações e esclarecimentos práticos, apartir de agora vamos conhecer como se dar a comunicação dentro de uma organização do ponto de vista prático, como este assunto é um pouco extenso, iremos dividir esta postagem em duas partes, espero que este conhecimento sirva para o aprendizado e aperfeiçoamento de todos aqueles que virem a ter contato com o mesmo.

Construir uma boa comunicação dentro da organização não é uma tarefa fácil, porém existem alguns objetivos que devem ser alcançados para a sua eficiência e eficácia. A comunicação interna em uma organização tem como os principais objetivos : Conscientizar e engajar colaboradores para a diretriz organizacional; compartilhar sentimentos, crenças e idéias; criar um ambiente agradável (a boa imagem começa em casa) e reduzir efeitos negativos dos boatos. Para fazer a comunicação fluir ele precisa de um veículo, mas o que é um veículo? É toda meio, forma ou recurso capaz de conduzir mensagens. Os veículos de comunicação podem ser divididos em quatro categorias: Orais (reuniões, palestras, telefone e rádio); visuais(revistas, jornais e outdoor); audiovisuais(televisão, vídeos e cinema) e telemáticos (computadores, internet e palmtop). Existem os instrumentos que também podem ser empregados para auxiliar na circulação da informação, mas como podemos fazer? Como escolher o que melhor se adéqua? Na verdade não existem regras pré-definidas quanto a isso, pois tudo depende do contexto de cada organização, existem alguns instrumentos que mais se adéquam ao objetivo específico. O primeiro passo seria identificar  a questão ou problema a ser trabalhado, verificar o público alvo e suas características, definir o objetivo de forma clara a ser alcançado pela comunicação exposta e verificar os tipos de mensagens que serão veiculadas dentro da organização.
 
Os principais instrumentos que podem ser implantados são: Cartazes, caixa de manifestação, quadro de avisos, Hollerith (contracheque), manual de integração, jornal mural, house- organ, vídeo institucional e intranet.Um  instrumento de comunicação muito utilizado é os cartazes, eles normalmente são usados em campanhas de conscientização interna, coexistem textos e imagens, com o foco principalmente visual, na imagem; são equivalentes ao pôster institucional, como item de decoração de interiores. Os cartazes devem seguir algumas recomendações como: Ser impressos em papel de tamanhos variados, prezar pela qualidade gráfica e teplate (documento com apresentação visual). As caixas de manifestações são instrumentos de coletas de manifestação, como o próprio nome diz, sugestões, críticas, informações e elogios; tem um caráter incentivador da criatividade e do interesse em participação das pessoas na vida da organização e pode trazer resultados muito inovadores para o processo produtivo como o um todo da organização. Estas por si devem ficar localizadas em posição estratégica, inovar o formato, possuir algumas estratégias definidas para oferecer feedback, estabelecer periodicidade e motivar o seu uso como prioridade. Quadro de avisos é nada mais, um quadro com avisos (informações breves, curtas, objetivas) e informações administrativas de escala de prioridade. Deve-se ter localização estratégica, linguagem simples, escolha de suporte adequado, preocupação com o layout, estabelecimento de periodicidade com cumprimento, cuidados com a higiene, combinar avisos com ilustrações ou fotos e delegar responsabilidade pelo instrumento postado. Até a próxima a postagem.
Eliezer Cruz,

domingo, 12 de junho de 2011

Comunicação Organizacional: tipos específicos


  No ambiente de trabalho é necessário a comunicação verbal e não verbal, a informação é absolutamente precisa entre os funcionários de uma organização para que se possa atingir determinadas metas. É através da informação que se pode avaliar o desempenho individual e coletivo dos colaboradores da empresa tornando possíveis os ajustes essenciais para que a eficiência no trabalho seja alcançada.
  A comunicação divide-se em dos tipos: comunicação verbal e não verbal.
  A comunicação verbal inclui participação, transmissão e troca de experiências, e é considerada interna quando o processo acontece dentro da empresa, podendo ser considerada formal ou informal.
  Quanto à comunicação não verbal, o objetivo deste tipo de informação é exprimir sentimentos e ideias, sem usar a palavra, e sendo dividido em oito classificações:

» Ambiente: espaço físico.
» Posição do corpo: se apresentar a uma pessoa em um estilo esportivo pode indicar aceitação ou desleixo.
» Postura: como a pessoa se coloca diante dos outros.
» Gestos das mãos: extremamente importante para expressar algo.
» Expressões e movimentos faciais: podem indicar aprovação, desaprovação ou ainda uma forma de demonstrar.
» Tom de voz: pode indicar nervosismo, confiança ou entusiasmo.
» Vestuário e aparência: comunicam mensagens e passa impressões positivas ou negativas.
» Cautela e reflexão: muitos sinais não verbais têm dois significados. Por exemplo: um sorriso indica alegria, mas, às vezes pode indicar nervosismo.