sexta-feira, 15 de abril de 2011



CONCEITO DE COMUNICAÇÃO INTERNA 

  "Sistema de comunicação entre a organização e seu público interno é o conceito mais simples, mas não simplista... pressupõe obrigatoriamente um sistema de mão dupla, estruturado, dinâmico e proativo, capaz de disseminar o fluxo de informações que a organização tem interesse em compartilharAbracom

  A comunicação interna é voltada para toda atividade de relacionamentos internos das organizações e é responsável pela circulação de informações neste meio. Deste modo, as relações na comunicação interna deve  ser facilitada, sendo ela: ágil, transparente, democrática, participativa, consistente, clara e frequente.
Os ítens citados, de como deve ser uma boa comunicação interna, é imprescindível para evitar mal-entendidos e circulações de falsas informações, para conseguir o resultado desejado com sucesso e promover a inclusão de todos dentro das organizações.
  Toda a comunicação de uma empresa trabalha na transmissão de mudanças operacionais, estratégias feitas na empresa, informações administrativas, ações da empresa, participação da companhia no mercado, organização de atividades de formação como seminários, elaboração de propostas relacionadas com o desenvolvimento cultural e até e até mesmo cartazes parabenizando os aniversariantes do mês.

  O sistema de comunicação meio as organizações é uma via de mão dupla, ou seja, os comunicadores interagem entre si, havendo trocas de informações. Esses são divididos em: Comunicação Decrescente, Ascendente e Horizontal.
  •  Comunicação Decrescente, refere-se  as informações que parte dos níveis mais altos da hierarquia da organização, chegando aos mais baixos;
  • Comunicação Ascendente, vai dos níveis mais baixos da hierarquia para os mais altos;
  • Comunicação Horizontal, ocorre tanto entre pessoas da mesma equipe de trabalho quanto em  equipes de pessoas  e departamentos diferentes e é usada na comunicação decrescente  e na comunicação ascendente. Especialmente em locais complexos, onde a decisão de um grupo afetam outros grupos.
  Além das comunicações  decrescentes, ascendentes e horizontais, há a comunicação Formal e Informal. A formal  respeita a estrutura de uma empresa levando em consideração os objetivos e tento cuidado nas transmissões dos dados passados aos interlocutores, já na Informal não há regras, é ultilizado por todos os níveis de grupos e não é necessário que os assuntos digam respeito apenas à aspectos profissionais.
  Construir relacionamentos com a equipe interna: informar, persuadir, envolver, engajar e motivar passa uma visibilidade positiva para os funcionários e cliente fazendo com que esses empregados se sintam efetivamente fazendo parte da orgnização.


BIBLIOGRAFIA
 
RIBRIRO, Luciana. <Comunicação Interna, Por onde começar>". Disponível em: http://carreirasolo.org/respostas/comunicacao-interna-por-onde-comecar  Acesso em 15/04/2011.

GERARDI, Mariana; CARRAMENHA, Bruno; MANSI, Viviane; CATUCCI,Thais; CERANTOLA, Willian. <A Comunicação Interna da Embraer - Divulgação a Jato>. Abril de 2011 Disponível em: http://comunicacaocomfuncionario.blogspot.com/ Acesso em 15/04/2011.

FERNANDES, Daniel. <Comunicação Interna, Definição>. Out. 2006  Disponível em: http://gestao.wordpress.com/2006/10/21/comunicacao-interna/ . Acesso em 16/04/2011.


<Comunicação Interna> . "Algumas definições para a C.I.". Fevereiro de 2009. Disponível em: http://publicointerno.blogspot.com/ Acesso em 15/04/2011